www.institutopackter.com

 

TURMA XXIV  (iniciou em agosto de 2015)

(escribas na Pérsia antiga)

Instruções: 1. Confira o programa da disciplina clicando sobre a mesma.

2. Leia no livro texto da disciplina o conteúdo do mês.

3.  Veja abaixo as tarefas que você deve fazer e enviar, impreterivelmente, dia 31 de outubro  para o e-mail institutopackter@uol.com.br


Ética *clique e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue em 31 de outubro - Nossa maneira de agir no cotidiano diz respeito à Ética? Como agimos nos relacionamentos com amigos, colegas de trabalho, filhos, cônjuges? Em que medida de fato somos éticos em nossas vidas?

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno IV

 

 

 

 

 

Filosofia da Educação   *clique e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue em 31 de outubro - Estudo sobre Ontologia da Educação. O que você tem a dizer sobre a educação brasileira hoje, os problemas, e principalmente as soluções que você propõe para estas situações? Faça uma reflexão em 70 linhas. Comente com exemplos.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno IV

 

 

 

História da Filosofia no Brasil  *clique  e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue em 31 de outubro - O que você entendeu ao ler “a cultura como morada do espírito” ? Explique quais as partes problemáticas do culturalismo? Comente.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

 

 

História da Filosofia III   *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue em 31 de outubro - Os positivistas ficaram famosos por defender o uso da razão científica, método que por um período foi intensamente valorado pela humanidade e promoveu mudanças significativas através da ciência e da técnica. Após este período surgem correntes que se diferenciam do movimento racional vigente. São os espiritualistas e os existencialistas.

O que há de diferenças em relação aos positivistas em cada uma dessas novas correntes? No que elas contribuem para a humanidade?

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

 

 

Metafísica  *clique  e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue em 31 de outubro - <<Conquistamos o sentido da palavra ‘pensar’ quando nós mesmos pensamos. Para que um tal ensaio aconteça, devemos estar preparados a aprender a pensar>> (Heidegger, M. <<Que veut dire penser?>> em Essais et Conférences. Paris 1958, p. 151) 

Com base nos conceitos metafísicos estudados, faça uma análise citação de Heidegger, tendo como focos principais: o pensar, o devir e a alteridade do Ser. Ilustre com exemplos práticos.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

 

 

Pensamento Brasileiro    *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue em 31 de outubro - Veja os vídeos e mostre o que existe de filosófico na Filosofia Clínica. Explique como a Filosofia Clínica pode contribuir para o conhecimento em uma página.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

 


Instituto Packter

www.filosofiaadistancia.com.br  - curso de formação em Filosofia.

www.filosofia.com.br - site SóFilosofia

www.filosofiaclinica.com.br - site oficial da Filosofia Clínica.

www.institutopackter.com.br