TURMA XXXVI (iniciou em agosto de 2022)
(escribas na Pérsia antiga) Instruções: 1. Confira o programa da disciplina clicando sobre a mesma. 2. Leia no livro texto da disciplina o conteúdo do mês. 3. Veja abaixo as tarefas que você deve fazer e enviar, impreterivelmente, dia 30 de novembro para o e-mail institutopackter@uol.com.br
Ética *clique e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 30 de novembro - Argumentação Moral e Fundamentação Ética. Comente os princípios éticos enunciados pelo prof. Lúcio Packter nos vídeos a seguir. Reflita e responda de que maneira podemos utilizar tais conhecimentos no cotidiano. Utilize passagens da sua historicidade como exemplo, caro aluno. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III
Filosofia da Educação *clique e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 30 de novembro - O que você entendeu ao ler a Teleologia da Educação? Na sua opinião, quais os principais problemas que enfrentamos quanto a Finalidade da Educação no nosso país neste momento? De que maneira podemos considerar a educação no modo de agir, nos pensamentos, das pessoas na nossa época, no seu cotidiano, a partir da sua história de vida? Faça uma reflexão, trazendo elementos dos vídeos. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III vídeo ilustrativo de suporte ao aluno IV
História da Filosofia no Brasil *clique e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 30 de novembro - A partir da obra indicada, proceda um estudo sobre o cotidiano, a singularidade, o imaginário e o emocional, caro aluno. O que você tem a dizer sobre os temas? Utilize os vídeos ilustrativos. Coloque a sua impressão, através das vivências suas. Cite exemplos. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III vídeo ilustrativo de suporte ao aluno IV
História da Filosofia III *clique aqui e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 30 de novembro - "O Estruturalismo é um dos fundamentos da Filosofia Clínica". Isso é observado desde a historicidade, e principalmente a partir do estudo da Estrutura do Pensamento. Comente a afirmação acima. Explique as possíveis aproximações entre a escola estruturalista e a Filosofia Clínica. Esses elementos são acolhidos na sua vida, caro aluno? Exemplifique. Utilize os vídeos ilustrativos no seu comentário. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III
Metafísica *clique e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 30 de novembro - Devir ou vir-a-ser significa o mesmo que mudança, movimento. Parmênides de Eléia, pensador da Grécia Antiga, afirmava que “pensar é ser”. A existência-humana-no-mundo é a questão do ser, que pensa sua realidade, e diante dela se faz poesia como em Guimarães Rosa, na obra Grande Sertão: Veredas: “o real não está na saída nem na chegada; ela se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Dentro do que foi estudado na disciplina, sobre o conceito de devir, trace relações, analise filosoficamente, fabule, use a imaginação, crie um texto investigando as citações colocadas acima de Parmênides de Eléia e de Guimarães Rosa. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III
Pensamento Brasileiro *clique aqui e veja o programa da disciplinaT Tarefa a ser entregue dia 30 de novembro - Assista aos vídeos dos pensadores Mia Couto e Lúcio Packter. Faça uma reflexão sobre o discurso deles. Qual a importância no nosso cotidiano, para as nossas questões, nas suas vivências? Dê exemplos. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II
Instituto Packter www.filosofiaadistancia.com.br - curso de formação em Filosofia. www.filosofia.com.br - site SóFilosofia www.filosofiaclinica.com.br - site oficial da Filosofia Clínica.
|
|